sexta-feira, 24 de julho de 2009

Pedido de ajuda

Hoje vi uma cena que me intrigou um pouco. Estava dentro do ônibus, indo para o ensaio, lendo um livro emprestado por um amigo, quando de repente sou interrompida por um rapaz que entregava um papel.
Este papel era a propaganda de uma casa de apoio à dependentes químicos.
Depois de entregar a todos, ele voltou para frente do ônibus e começou o seu discurso. Pediu a contribuição de todos os passageiros, citou várias partes da bíblia e disse um monte.
Enquanto ele falava eu comecei a pensar em algumas coisas. Geralmente, eu sou tocada por esse tipo de apelo e sempre dou algum trocado, a não ser quando tá na cara que a pessoa tá blefando. Eu estava quase com a mão na mochila para pegar qualquer R$0,50 quando me bateu na consciência: não é doença, não é operação, remédio ou qualquer coisa do tipo. É dinheiro para quem se ferrou porque quis. Entrou nas drogas, no álcool por pura vontade. Porque ajudar quem um dia quis se destruir?
A gente passa por uma porrada de dificuldades na vida, tenta sempre viver numa boa, tentando se reerguer dos tapas na cara que a vida dá na gente. Tem consciência, não se entrega ao álcool, ao pó, à maconha, ao crack, à heroína e tantos outros, para depois alguém vir até você, dizer que está arrependido, falar de Deus e Jesus que aí tudo bem?
Como assim?
E o trabalho, o suor, as dificuldades?
Sempre foi ferrado, mas para beber e se drogar também sempre arranjava um jeito de conseguir um dinheiro. Mas quando é pra se tratar não consegue?
Tem que vir tirar de gente honesta com discurso crente?
Engraçado.

Fiquei um pouco indignada.

21/07/2009

Nenhum comentário: